17 de setembro de 2012

QUAL CANDIDATURA PASSA MAIOR CREDIBILIDADE?




Observando as programas eleitorais na TV, suas dinâmicas, estratégias de marketing eleitoral, bem como os currículos dos candidatos e o passado de cada um nas esferas legislativa e executiva fica bastante nítido os contrastes entre eles.

Adão Villa Verde (PT) tem demonstrado que é um candidato de perfil pouco popular, seus programas de TV não ajudam o candidato, a impressão que dá é que Villa está abandonado pelo militante, desamparado. Mesmo com a presença do Ex-Presidente Lula, de Marina Silva, seu programa não consegue passar a sensação de “adesão da população” ao programa petista. As ruas confirmam esta tese.

Talvez se os programas de hoje se inspirassem um pouco mais em programas antigos do PT, na qual vendia-se um sonho e não apenas um candidato dizendo que vai resolver os problemas da cidade, apontando o que precisa ser feito.

Villa não expressa o que de fato o eleitor esquerdista tradicional quer. Sua campanha é fria, sem emoção, muito pragmática e centralizada em sua imagem e no discurso racional. Seu currículo foi mostrado tarde, deveria este ter sido exibido antes, desde os primeiros programas. Só dizer o que não foi feito e o que vai fazer não serve ao eleitor mais exigente do Brasil.

Quanto a candidata Comunista, Manuela D’Ávila (PC do B), observo que está se concentrado e lutando contra suas limitações. O programa de hoje, por exemplo, ela falou a respeito de sua idade. Este é, sem duvida alguma, um fator preocupante de sua candidatura, já que se sabe que o eleitor porto-alegrense é demasiadamente conservador e o fator “juventude excessiva” pode prejudicar suas ambições ao posto de Prefeita.

Entretanto tem algo mais, que entendo prejudicar sua imagem. Em todas as abordagens na qual Manuela fala, além de sua beleza jovial  gritante ela também leva consigo a expressão de um sorriso (que na verdade não é um sorriso, mas que parece quando ela fala). Trata-se de trejeitos, na qual em sua comunicação verbal passa a sensação de que ele fala sorrindo. Veja bem: Uma candidata jovem e bonita que fala "sorrindo" a um eleitor exigente, cansado e conservador – ora, isso não dá certo!

Penso que para passar maior credibilidade a candidata Manuela deveria mudar sua estratégia de comunicação verbal, caso realmente queira vencer a eleição. Ela deveria adotar uma “carranca”. Talvez franzir a testa e falar sem mostrar os dentes, isso certamente ajudaria a vender uma imagem mais séria e madura. Menos “alegre”, concordo, mas com maior consistência e credibilidade. Talvez um certo ar de indignação possa combinar com essa atuação. 

Falo sério quando abordo este aspecto, pois trata-se de um detalhe que, muitas vezes, passa rápido, despercebido, mas age a nível subconsciente na cabeça do eleitor.

Seus programas estão bons, com informações importantes sobre o currículo da candidata e sobre o que realizou e pretende realizar, mas também está faltando a emoção. Seu discurso, sobre a igualdade, é um fator questionável e preocupante, já que acredito que o discurso ideológico tornou-se impraticável nos dias de hoje e que as pessoas querem mais é ser diferentes umas das outras (pelo menos uma parte da sociedade pensa assim, eu garanto!).

Como o objetivo é conquista 50% + 1 voto, o ideal seria repensar seu discurso ou ajusta-lo, de maneira a deixar claro para quem será esta "igualdade" (aos que são tratados como desiguais, os que mais precisam).

Já o programa de José Fortunati (PDT), tem seguido a mesma linha dos programas do ex-Prefeito, José Fogaça (na qual tive oportunidade de acompanhar de perto).  Estão destacando programas e projetos importantes para a cidade, como a revitalização do Cais e o PISA – Programa Integrado Sócioambiental.

Além disso, Fortunati passa uma imagem sólida, pelo seu bom passado como político, histórico recente como Prefeito e seus cabelos brancos, envolvendo a todos com uma sensação de credibilidade muito grande, além de sua “fala mansa e carinhosa” na qual combina com sua imagem de apaziguador, coerente, tranqüilo, muito semelhante ao ex-prefeito José Fogaça. 

Ao meu ver Fortunati ganha grande vantagem, não apenas pelo tempo de TV, mas pelo aproveitamento do programa, mostrando as obras e avanços da cidade. Sendo que é difícil contestar isso politicamente, pois são obras importantes na qual qualquer gestor deverá, obrigatoriamente, dar continuidade. Também destaco que o programa de Fortunati é melhor por vender um sonho, estão vendendo uma Porto Alegre melhor, com alegria, amor e avanços, não apenas um projeto, mas um sonho.

Observando a candidatura de Wambert di Lorenzo (PSDB), percebo que em seus programas uma limitação, talvez financeira, para desenvolver algo mais recheado e enfeitado. Seu discurso é de oposição e feroz a várias questões, como a EPTC, quando falou, por exemplo, que se Prefeito fosse iria extinguí-la. 

O fato é que Wambert representa uma pequena fatia da sociedade, que quer uma mudança completa ou que se opõem ao PT, mas certamente esse percentual será útil e necessário para um dos lados no segundo turno, provavelmente migrando para Fortunati, independente de sua posição pessoal.

Seu programa de TV, apesar de curto, é bom, vai direto ao ponto, com pouca emoção mas impactante por seu discurso mais radical. Infelizmente o currículo do candidato é pouco explorado e o eleitor fica sem conhecê-lo melhor. Apesar disso seu discurso forte prende a atenção do eleitor, já que todos os candidatos dizem praticamente as mesmas coisas, com palavras diferentes. Ser diferente nesta hora pode ser o passo adiante dos adversários e um diferencial que conquista e chama a atenção de uma determinada fatia da sociedade.

Analisando friamente e, até o presente momento, a candidatura que me passou maior credibilidade na TV e Rádio foi a de José Fortunati, pelo fato de não haver incoerências no discurso, a condução é tranquila, não estão aceitando provocações de outras candidaturas e estão se concentrando em mostrar os avanços da cidade de forma harmoniosa e didática, levando emoção nas abordagens. O discurso do candidato é manso, sereno e tranquilo, e seu currículo e passado o ajudam a transmitir uma imagem de segurança e credibilidade ao eleitor.

Penso que um dos motivadores do eleitor no momento de votar é o "medo". O eleitor vota em quem ele acha que vai conduzir de maneira mais segura os interesses da cidade, mesmo ele sendo totalmente alienado a respeito. Acredito que este pode ser o critério de votação de muita gente. Infelizmente as pessoas não param para pensar nem falam a respeito de política. Geralmente decidem-se na hora "H" e o medo tem peso nesta hora, para aqueles que preocupam-se com as consequências de seu voto.

1 de setembro de 2012

AS PESQUISAS E O FATOR "MANUELA" NAS ELEIÇÕES DE PORTO ALEGRE



Eu “profetizei” que José Fortinati (PDT) continuaria como Prefeito de Porto Alegre. Meu diagnóstico foi com base na experiência política, nos anos de bagagem acumuladas, nas experiências eleitorais de 2004 e 2008, na qual fiz parte da Candidatura de José Fogaça,  e também com base no conhecimento do perfil do eleitor da capital, sem olhar nenhuma pesquisa de intenção de voto atual.
Entretanto meu diagnóstico fora um tanto precipitado pois, conforme os resultados das pesquisas recentes existe uma bela diferença de outras eleições e esse fato não pode ser ignorado.

O Cientista Político é um profissional que tem por base não apenas a experiência pragmática, mas os dados, as pesquisas, a conjuntura política e demais informações relevantes que o fazem apresentar um determinado diagnóstico e até mesmo “chutar um resultado”.

E de acordo com as pesquisas eleitorais, o que posso dizer é que o jogo está apenas começando e está EMPATADO!

Manuela D'avila pode sim ser a nova Prefeita de Porto Alegre!

Ocorre que Manuela (PC do B), vem assustadoramente crescendo nas pesquisas. Sua intenção de voto é superior a do PT, razão pela qual já afirmei que a candidatura petista não permanece com a mesma expressão de outras épocas. Isso se deve ao julgamento do Mensalão, aos problemas com a Educação no Estado, na qual não há respostas, e com a falta de popularidade do candidato petista, que até então era chamado de Adão Villa Verde e agora é o “Villa”. 

Boa parte dos eleitores de esquerda migrou, automaticamente para Manuela D'avila, que seria hoje a melhor representação da esquerda Petista, mais que o próprio PT.

Manuela consegue sintetizar muito bem o “sonho da esquerda”, buscando a igualdade tão sonhada pelos comunistas que tinham no socialismo a forma de ver o mundo, um pequeno resquício de ideologia, talvez quase morta na esperança das pessoas.

O Fato é que Manuela está "grudada" em Fortunati e, veja bem, é apenas Manuela. Obviamente que um bom vice é importante e Nelcir Tessaro (PSD) é um bom candidato. Tem um passado correto e honrado e isso ajuda ainda mais a vender a boa imagem da candidatura comunista.

Mas o fator que quero destacar aqui é que Manuela não vem munida de uma grande força de coalisão, não tem 9 partidos com ela. Mesmo assim ela parece demonstrar uma força impressionante. 

Sua campanha está nas ruas, tomando conta de cada esquina, de cada caixinha de correio, de cada pessoa que passa. O espírito de luta da candidatura Manuela é de "vencer ou vencer", não me parece haver outra ideia.

Acredito que os debates serão definitivos e penso que ambos os candidatos estarão fortemente preparados para se confrontar. Haverão muitas criticas, muitos temas polêmicos e, previamente, entendo que uma das grandes discussões será o Governo Federal, na qual muitos partidos fazem parte ou estão direta ou indiretamente ligados. Da mesma forma os debates dos Vices terá muita importância.

Infelizmente diagnósticos não podem ser dados sem conhecimento técnico de pesquisas e aprendi essa lição. Fortunati poderá ser surpreendido se a ascenção da comunista continuar crescente. A pergunta que fica é a seguinte: Manuela teria um teto? Será que há um limite para ela? Um grau máximo de aceitação do eleitorado Porto-alegrense? Ou ela vai se superar mais uma vez e demonstrar a razão de ser um fenômeno nas urnas? As respostas virão em breve...

Se o cenário continuar dessa maneira haverá segundo turno e se houver segundo turno Manuela poderá vencer a eleição, principalmente se obter o apoio do PT,  partido de maior afinidade política.

Fortunati e seus aliados terão muito trabalho. O jogo está empatado e ainda tem todo o primeiro tempo pela frente e mais o segundo tempo. 

Essa não é uma corrida de cem metros, precisarão de fôlego e vencerá quem perseverar!

Mas então...quem estará mais preparado? Quem terá os melhores argumentos? Quem poderá representar melhor os gaúchos da capital?

Estou acompanhando atentamente os programas de TV dos candidatos e o programa de Manuela tem melhorado significativamente. O programa de Fortunati ainda não respondeu certas provocações, mas a briga promete ser boa!

As pesquisas mostram que a diferença é pequena e tudo pode acontecer! 

22 de agosto de 2012

QUEM SERÁ O NOVO PREFEITO (A) DE PORTO ALEGRE?



Sei que é bastante audacioso antecipar uma afirmação de quem será o novo Prefeito de Porto Alegre, entretanto no meio acadêmico aqueles que o fazem com precisão são respeitados e admirados. Na condição de Cientista Político e avaliando os fatos como os vejo e levando em consideração meu julgamento, na qual dificilmente erro, com base nos fatos políticos atuais e antigos, levando em consideração a bagagem de mais de 13 anos exercendo atividades políticas, assessoria e consultoria em campanhas e eleições diversas afirmo:

JOSÉ FORTUNATI (PDT) SERÁ ELEITO NAS URNAS O PREFEITO DE PORTO ALEGRE!

Mas por que digo isso? Bem, listarei algumas razões abaixo:

Primeiramente levando-se em consideração o perfil do eleitor gaúcho, que tem características bairristas e bastante conservadoras. Sobretudo o eleitor da capital, que é extremamente politizado e não gosta de correr riscos. Segundo pela forte coalizão, de nove partidos, que se formou em torno do nome. Terceiro pelo currículo de Fortunati. Quarto pelo que ele representa “ uma continuidade aprovada pelo eleitor”. Quinto, pela serenidade e forma de condução da administração. Sexto, por seus adversários serem frágeis e estarem utilizando estratégias pouco audaciosas, e por ai vai.

O eleitor Porto-alegrense quer um Prefeito que conduza a administração de forma tranqüila, sem brigas ou birras. Também quer ter a segurança de confiar em um político que não destrua as conquistas da cidade (Fortunati já mostrou que não destruirá). Este eleitor quer também um prefeito com um bom currículo e Fortunati tem um excelente currículo, e quando digo excelente é excelente mesmo, com ficha limpa, anos de vida públicas dedicada, muitas posição de liderança, já foi Dep. Estadual, Federal, vice Prefeito por duas vezes, uma trajetória invejável. Outro fator importante é a experiência administrativa, na qual Fortunati já conquistou e os seus cabelos brancos ajudam a passar ainda mais a imagem de homem vivido, experiente, critério fundamental para a escolha do eleitor.

Analisando as outras candidaturas na Propaganda Eleitoral Gratuita pelo Rádio e TV constatei a fraqueza dos discursos, das propostas e até mesmo na apresentação do currículo dos candidatos ao eleitorado, desperdiçando preciosos minutos de programa com “blábláblá”, com exceção da candidatura de José Fortunati, na qual apresentou muito bem o seu currículo e as abordagens do candidato foram breves e coerentes. 

Assistindo a campanha do PT na TV constatei que a campanha é fraca, sem foco, com jargões antigos e antiquados do tipo “Prefeito de Verdade”. O que seria um Prefeito de Verdade? Isso significaria que os outros prefeitos foram ou são de mentira? Parece bobagem, mas na minha avaliação usar este tipo de jargão é um tremendo “tiro no pé”. Além disso, o candidato Villa não é carismático nem popular, muitos prefeririam Maria do Rosário em seu lugar ou até mesmo Raul Pont, ex-prefeito. Achei o programa da TV fraco! Analisando o programa e identifiquei uma série de “erros” que possivelmente conduzirão o PT ao pior resultado eleitoral dos últimos 10 anos, se continuarem nesta linha, claro. 

Quanto a Manuela (do PC do B), fenômeno de votos, o principal problema é sua juventude demasiada e sua comunicação acelerada e entusiástica, típica dos jovens visionários. Sei que isso não deveria ser um defeito, mas na TV toda essa disposição soa como “ansiedade ou até imaturidade”. Analisei sua vestimenta e achei bastante apropriada, mais formal e executiva, entendo que ajudará na conquista de um melhor resultado eleitoral, tendo em vista que a imagem transmitida é mais madura.

Quanto às propostas, bem, entendo que Fortunati vai continuar abordando o que vem sendo feito, por se tratar de um “trem em movimento”, e neste caso, nem precisa falar muito. Ao meu ver são as outras candidaturas que terão que se preocupar em prometer e falar a respeito de suas propostas e mudanças. 

Não falarei de todos os candidatos aqui, pois a maioria até insinuou um discurso diferente, mas no final falou igual a todos. Entretanto, para as demais candidaturas digo o seguinte: Inove seu discurso de verdade, sem medo, do contrário comerão poeira, exatamente como esta previsão aqui menciona. 

Não identifiquei inovação nos discursos, tão pouco ousadia e coragem de apontar os problemas sócias com responsabilidade.  Penso que se a campanha eleitoral continuar nestes moldes e não houver novos fatos políticos, se não houver uma séria revisão dos marketeiros e profissionais das candidaturas concorrentes o resultado será, inevitavelmente, Fortunati Prefeito de Porto Alegre, agora por votação direta das urnas, como faltava para rechear ainda mais o seu belo currículo.

7 de julho de 2012

JOGO DO PODER – A corrida começou!


As eleições iniciaram oficialmente e a briga em todos os municípios brasileiros começou.

O embate político torna-se ainda mais concorrido, através da internet e dos novos recursos de tecnologia e comunicação em rede.

Muitos candidatos estão utilizando estes recursos, mas é importante estar atento as regras, para não cair em certas armadilhas e cometer erros que venham a comprometer a candidatura.

O ideal é sempre estar cercado por profissionais especializados, para acompanhar os trabalhos, auxiliar nas atividades e ações de campanha, de modo a não ser surpreendido fazendo algo inadequado ou ilegal.

O desconhecimento das regras não é mais desculpa nos dias de hoje, já que o candidato e seus assessores podem ter acesso as informações facilmente, através dos canais oficiais que ditam as regras do jogo, na qual todos os candidatos devem se submeter.

Vencerá o candidato que tiver mais disciplina e que apresentar seu projeto de forma correta e adequada, de acordo com as normas e regras vigentes.

Obviamente alguns ingredientes são essências no “bolo da vitória eleitoral”, tais como um bom planejamento de campanha, comunicação eficiente com o eleitorado, articulação política, equipe competente, etc.

A corrida já começou e o preceito principal de uma candidatura é terminar maior do que quando começou. Aqueles que obtém este resultado podem considerar-se vencedores, pois não é simples e nem fácil uma disputa eleitoral. Chegar até o final com um bom crescimento é tarefa desafiadora que requer muita dedicação e empenho.

Vencer é para poucos, mas com os ingredientes certos e muita disposição é possível chegar lá!

4 de junho de 2012

RS É O ESTADO QUE MENOS INVESTE EM EDUCAÇÃO


Porto Alegre - A Constituição Federal determina que estados e municípios devem investir em educação pelo menos 25% de sua arrecadação com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Um levantamento feito por meio do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope) mostra que em 2010 pelo menos dois estados e 52 municípios não cumpriram a regra, e um deles é o Rio Grande do Sul. Os dados de 2011 ainda não foram consolidados.

Na lista dos estados que não cumpriram o mínimo em 2010 estão o Rio Grande do Sul e o Rio Grande do Norte. Em terras gaúchas, o menor percentual em educação do País foi aplicado em 2010: 19,7%.

O secretário de Educação, Jose Clovis de Azevedo, culpa o governo anterior. Segundo ele, houve um decréscimo dos investimentos na área entre 2008 e 2010. “Em 2011, já sabemos que investimos 28%, recuperando um pouco a perda. Certamente em 2012 o investimento será ainda maior”, disse. A conta que o estado gaúcho fez para 2011, entretanto, inclui os gastos com aposentadoria que não são contabilizados pelo Siope. De acordo com Azevedo essa metodologia é aceita pelo Tribunal de Contas do estado. Em outras unidades da Federação também há divergência sobre a inclusão dos aposentados no cálculo e não há um entendimento comum sobre a regra, apesar de o governo federal não considerar esse gasto um investimento direto em educação.

Para a presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, as 52 cidades que não investiram o mínimo constitucional nas suas redes de ensino representam um número pequeno se for considerado o total de prefeituras no país: 5.565. Ela avalia, entretanto, que o problema não pode ser desprezado. “O percentual é pequeno, mas para as crianças desse município [que investiu menos] significa muito. A nossa maior preocupação é que as crianças não podem dar a sorte ou o azar de nascer em um município onde o gestor se preocupa mais ou menos com educação; A vinculação é necessária e precisa ser cumprida”, defende.

Na lista dos municípios “inadimplentes”, a maioria é do Rio Grande do Sul (nove), Paraná (sete), de Minas Gerais (sete) e São Paulo (seis). O restante das prefeituras que não cumpriram a regra é do Acre, de Alagoas, do Amazonas, Amapá, da Bahia, do Ceará, Espírito Santo, de Goiás, do Maranhão, Pará, de Pernambuco, do Piauí, Rio de Janeiro, de Roraima e Sergipe.

Veja o percentual de investimento em educação de cada estado em 2010:

Acre – 26,21%
Alagoas – 25,61%
Amapá- 32,04%
Amazonas – 25,78%
Bahia – 26,28%
Ceará – 29,20%
Distrito Federal – 29,28%
Espírito Santo – 30,57¨%
Goiás – 27,48%
Maranhão – 26,72%
Mato Grosso – 26,01%
Mato Grosso do Sul – 32,51%
Minas Gerais – 27,25%
Pará – 25,33%
Paraíba – 26,54%
Paraná – 31,79%
Pernambuco – 26,45%
Piauí – 27,27%
Rio de Janeiro – 27,17%
Rio Grande do Norte – 22,40%
Rio Grande do Sul – 19,70%
Rondônia – 26,21%
Roraima – 25,65%
São Paulo – 30,18%
Santa Catarina – 26,19%
Sergipe – 28,31%
Tocantins – 25,90%

Fonte: Agência Brasil

24 de maio de 2012

MANUELA D'ÁVILA LIDERA PESQUISA METHODUS PARA PREFEITURA DE PORTO ALEGRE


O bem conceituado Instituto Methodus de Porto Alegre, conhecido por ser preciso nos resultados eleitorais, divulgou sua nova pesquisa de intenção de voto à Prefeitura de Porto Alegre nesta quinta-feira (24), apontando que a Deputada Manuela D'Ávila (PC do B)  estaria com vantagem muito grande e derrotaria o atual Prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti (PDT), em ambos os cenários de primeiro e segundo turno. 

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de maio. A pesquisa não mostra o que gerou a mudança do resultado das pesquisas nos últimos dois meses e apesar de não ocorrer nenhum fato político relevante neste período a mudança no cenário eleitoral é completamente inédito e surpreendente.

Na simulação mais provável, apresentados os nomes aos eleitores, o resultado foi o seguinte para o primeiro turno:

  •  Manuela D’Ávila (PCdoB): 41,3%
  • José Fortunatti (PDT): 28,7%
  •  Paulo Borges (DEM): 9,.2%
  •  Adão Villaverde (PT): 5,7%
  •  Nelson Marchezan (PSDB): 3,9%
  • O restante dos candidatos possuem menos de 1% das intenções de voto.

Além de estarem na preferencia das pesquisas Manuela D'Ávila e José Fortunatti possuem baixos índices de rejeição. A comunista ocupa a sexta posição, com apenas 16,1%. Fortunatti é o menos rejeitado de todos os candidatos, com 12,9%. A maior rejeição é de candidato Adão Villaverde (PT), com 24,3%.


Conforme a pesquisa, o cenário de segundo turno aponta o seguinte resultado:

  • Manuela (PC do B): 50,7%
  • Fortunatti (PDT): 38,2%

Na espontânea, onde não aparece os nomes dos candidatos ao eleitorado, a pesquisa indicou vantagem de José Fortunatti:

  • José Fortunatti (PDT): 9,9%
  • Manuela (PC do B): 5,9%
  • Adão Villaverde (PT): 1,3%
  • O restante dos candidatos possuem menos de 1% das intenções de voto.
Além disso a Deputada Manuela é a preferida pelas mulheres e homens da capital gaúcha. Com intenção de 46,0% (mulheres) e 36,0%  (homens), contra 24,8% (mulheres) e 33,1% (homens) de Fortunatti.

Acesse a Pesquisa Methodus na íntegra clicando AQUI

Fonte: Instituto Methodus

22 de maio de 2012

CARLINHOS CACHOEIRA VAI À CPI MAS NÃO RESPONDE PERGUNTAS

                                            CPI DE CARLINHOS CACHOEIRA

A CPI que investiga as relações do bicheiro e empresário Carlinhos Cachoeira com parlamentares e outros agentes públicos está em andamento na tarde desta terça-feira (22), ele é o pivô principal do escândalo.

Cachoeira foi levado do presídio da Papuda, na capital federal, para falar à comissão que iniciou por volta das 14:15, uma vez que seu segundo pedido de habeas corpus para não depor foi rejeitado pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). O contraventor, contudo, manteve-se calado por orientação de seus advogados.

Os Deputados da CPI realizaram perguntas, sentiram-se ofendidos pelo silêncio, revelaram inúmeros detalhes do histórico criminoso do acusado, mas todas as manifestações verbais de Cachoeira continham as frases: "Ficarei calado, permanecerei calado, utilizarei meu direito Constitucional de permanecer calado".

Infelizmente Cachoeira proteje-se, através deste direito legal e vai se manifestar apenas mediante orientação de seus advogados.  CPI: Cachoeira 1 x 0 Deputados.

16 de março de 2012

DILMA E BLATTER ESTÃO REUNIDOS PARA SELAR O FIM DAS TENÇÕES

Dilma e Blatter se reúnem na manhã desta sexta-feira - Divulgação

Na manhã desta sexta-feira (16), duas semanas após o início do desentendimento entre a Fifa e o governo brasileiro, a presidente Dilma Rousseff recebe em seu gabinete, em Brasília, o presidente da federação esportiva, Joseph Blatter. Participam da reunião também o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e o ex-jogador de futebol e embaixador honorário do Brasil para a Copa de 2014, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, além do ex-atacante Ronaldo, que faz sua primeira participação em assuntos do Mundial como membro do COL (Comitê Organizador Local). A participação do novo comandante da CBF, José Maria Marin, está prevista, mas não foi confirmada.

11 de março de 2012

PEPE VARGAS DEVE SE REUNIR COM SEU ANTECESSOR AFONSO FLORENCE


O novo ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, deve se reunir no início da semana com seu antecessor Afonso Florence. A substituição foi confirmada na sexta-feira, em nota da Presidência da República.

Deputado federal, de 37 anos, Pepe Vargas tem o desafio de melhorar o desempenho do ministério. A baixa produtividade foi determinante para Dilma Rousseff fazer a troca de comando.

Florence desagradava ao governo e movimentos sociais por demorar um ano para conseguir fazer as primeiras desapropriações de terras. Desde o início da gestão Dilma, apenas 60 fazendas em 13 Estados foram destinadas à reforma agrária, atendendo 2.000 famílias.

Pepe Vargas é da mesma corrente petista do ministro que deixa o cargo, a Democracia Socialista. A data da posse ainda não foi definida.

O jogo político de Caxias do Sul (RS) sofrerá mudanças, já que Pepe Vargas atuava como o principal player e articulador, postulante a prefeito do município.

CONHEÇA OS SEIS PRODUTOS RESPOSÁVEIS POR METADE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS


O Brasil vem aumentando cada vez mais nos últimos anos sua dependência da exportação de matérias-primas. No ano passado, apenas seis grupos de produtos - minério de ferro, petróleo bruto, complexo de soja e carne, açúcar e café - representaram 47,1% do valor exportado. Em 2006, essa participação era de 28,4%.

Esse aumento da dependência ganha contornos ainda mais preocupantes porque o maior comprador atual das matérias-primas brasileiras passa por um momento de transição. Na semana passada, a China anunciou que vai perseguir uma meta de crescimento de 7,5% ao ano. A meta anterior era de 8% ao ano.

"Esse novo crescimento chinês ainda é expressivo para qualquer país, mas, nesse momento, cria um fato negativo para a cotação das commodities", diz o vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro. "Ao dizer que vai reduzir o ritmo de crescimento, a China diz, indiretamente, que vai comprar menos insumos."

Em dezembro, a entidade previu que o Brasil terá este ano um superávit de US$ 3 bilhões, resultado bem inferior ao saldo comercial de US$ 29,7 bilhões do ano passado. "Mas houve uma melhora do cenário dos preços desde então", diz Castro.

De qualquer forma, o Índice de Preços de Commodities do Banco Central (IC-BR) já aponta um recuo na cotação das commodities. Em fevereiro, o indicador caiu 2,96% na comparação com janeiro e, no acumulado de 12 meses, teve queda de 12,68%.

"Essa tendência de queda só não é mais forte porque está havendo uma injeção global de recursos no mundo todo. Há uma expansão de crédito para economia mundial que não começou agora", diz Fábio Silveira, economista da RC Consultores. Apesar disso, ele estima um recuo de 10% no preço da soja, carne, açúcar e do café este ano. "O crescimento menor da China reafirma a perspectiva de baixa dos preços", afirma.

Meta de vendas

Entre 2006 e 2011, puxada pelas commodities, a receita de exportação do Brasil aumentou de US$ 135,9 bilhões para US$ 256 bilhões. Este ano, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) definiu US$ 264 bilhões como a meta de exportação, valor 3,1% maior que o do ano passado.

Para Rodrigo Branco, economista da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), as exportações de commodities vão continuar dominando a pauta brasileira este ano. Ele ressalta, porém, que o saldo comercial do País deverá ser menor, porque, além do preço mais baixo das commodities, as importações devem permanecer em um patamar elevado.

"Estamos com uma demanda relativamente aquecida em relação ao resto do mundo, principalmente de bens de consumo duráveis", diz.

Fonte: Estadão

3 de fevereiro de 2012

MÁRIO NEGROMONTE CAI E DEPUTADO ASSUME CIDADES

Indicado pelo PP, o ministro Mário Negromonte entregou ontem o pedido de demissão do Ministério das Cidades. O líder do partido na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PB), será o substituto.

Foi o sétimo ministro de Dilma Rousseff a cair sob suspeita de irregularidade, o primeiro neste ano, e o 9º ministro a deixar o governo.

Em carta entregue à presidente, no Palácio do Planalto, o ex-ministro disse que foi alvo de “denúncias vazias”. À reportagem, Negromonte afirmou que saiu por questões políticas: “Aqui não tem ilegalidade, não tem corrupção. O problema foi político. Não foi de gestão. Nenhuma denúncia vingou”.

Desde o ano passado, o ministro enfrentava desgaste no cargo. Foi envolvido em suspeitas de pagamentos de mesadas a colegas do PP, fraude num parecer de um projeto milionário da Copa do Mundo e direcionamento de emendas para favorecer sua mulher na Bahia.

Como revelou a reportagem, o ministro teve seu nome ligado a reuniões sigilosas com empresário e lobista na casa do federal João Pizzolatti (PP-SC). Negromonte participou de um dos encontros. O episódio derrubou o chefe de gabinete dele, Cássio Peixoto.

A queda de Negromonte é mais um capítulo da reforma ministerial em curso.

Sua gestão à frente do ministério nunca agradou à presidente Dilma. Ciente do desgaste e do risco de perder a pasta, o PP negociou sua saída. O nome de Aguinaldo Ribeiro, 42 anos, não é consenso na bancada, mas sempre foi bem visto no Planalto e teve o respaldo do presidente do PP, senador Francisco Dornelles (RJ).

Ribeiro disse que, como ministro, vai trabalhar pela unidade do partido, que é aliado do governo: “Essa é nossa prioridade”.

Fonte: Folha

21 de dezembro de 2011

MAIS DE 11 MILHÕES DE BRASILEIROS VIVEM EM FAVELAS, APONTA IBGE


Dos 190 milhões de brasileiros, mais de 11,4 milhões moram em favelas e outros tipos de assentamentos irregulares no país. Esta estatística faz parte das informações coletadas no Censo 2010 e foram divulgadas nesta quarta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No total, o levantamento identificou 6.329 favelas e similares no país, que somavam 3,2 milhões de domicílios distribuídas por 323 municípios.

O censo mostra que o país tem mais de 6 mil aglomerados subnormais, termo que designa favelas, invasões, grotas, baixadas, palafitas e outros tipos de comunidades carentes. Ao todo, 3,2 milhões de domicílios existem nessas áreas, dos quais metade está na região Sudeste. De acordo com o estudo, 23% das casas em locais de ocupação irregular estão no Estado de São Paulo, e 19% no Rio de Janeiro.

A comparação com levantamento realizado há vinte anos indica que quase dobrou no período a proporção de brasileiros que moram nessas áreas, em condições precárias. Em 1991, 4,48 milhões de pessoas (3,1% da população) viviam em assentamentos irregulares, número que aumentou para 6,53 milhões (3,9%) no Censo de 2000. O IBGE ressalva que, apesar de o conceito de aglomerado subnormal ter permanecido o mesmo desde 1991, foram adotadas inovações metodológicas e operacionais no Censo 2010 e que, por isso, a comparação dos dados “não é recomendada”.

O Nordeste é a segunda região com maior concentração de assentamentos irregulares, com 28% dos domicílios brasileiros nessas áreas (9,4% na Bahia e 7,9% em Pernambuco). Outro dado interessante é que o fenômeno se concentra nos grandes centros urbanos: quase 90% desses domicílios estão em 20 regiões metropolitanas do país. O Censo 2010 indicou que a Rocinha, na zona sul do Rio, é a favela mais populosa do país, com 69.161 habitantes.

Com informações da BBC Brasil, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo

19 de dezembro de 2011

BRASIL FECHOU NOVEMBRO COM 236 MILHÕES DE CELULARES


O Brasil terminou o mês de novembro com 236,08 milhões de acessos na telefonia móvel, informou a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). O crescimento foi de 19,51% em relação ao mesmo mês de 2010.

Só neste ano, foram 38,54 milhões de novas habilitações na telefonia celular.

Em relação a outubro, foram mais de 4,45 milhões de novas linhas, um crescimento de 1,92%. Agora, há 120,81 celulares a cada 100 habitantes no Brasil.

Do total de acessos em operação, 81,65% são pré-pagos e 18,35%, pós-pagos. Em novembro, Alagoas e Pará romperam a barreira de um celular por habitante. Apenas Maranhão e Piauí continuam com menos de um celular por habitante.

A Vivo continua líder, com 29,6% do mercado. A Tim tem 26% de participação, e a Claro, 25,1%. A Oi é a quarta colocada, com 18,9%.

Fonte: Folha

5 de dezembro de 2011

LUPI SE DEMITE DO MINISTÉRIO DO TRABALHO


Vinte e sete dias após dizer que só sairia da Esplanada "abatido à bala", o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, antecipou-se neste domingo, 4, à demissão iminente – já decidida pela presidente Dilma Rousseff – e entregou o cargo. Trata-se do sétimo ministro que cai em quase um ano de governo.

Enredado em uma teia de denúncias, Lupi perdeu o apoio do PDT, entrou em rota de colisão com o PT – que está de olho na vaga – e não conseguiu explicar à Comissão de Ética da Presidência acusações de cobrança de propina na pasta.

Na tarde deste domingo, Lupi se encontrou com Dilma, no Palácio da Alvorada. A presidente havia chegado na véspera de uma viagem a Caracas, na Venezuela, e o ministro já recebera recados de que sua demissão eram "favas contadas". Para se antecipar ao gesto, acertou com Dilma a saída antes mesmo da reunião da Executiva Nacional do PDT, marcada para esta segunda-feira, 5. Os termos da carta foram combinados com auxiliares da presidente.

"Tendo em vista a perseguição política e pessoal da mídia, que venho sofrendo há dois meses sem direito de defesa e sem provas; levando em conta a divulgação do parecer da Comissão de Ética (...) – que também me condenou sumariamente (...), sem me dar direito de defesa – decidi pedir demissão do cargo que ocupo, em caráter irrevogável", escreveu Lupi. "Faço isto para que o ódio das forças mais reacionárias e conservadoras deste país contra o trabalhismo não contagie outros setores do governo."

Foi o passivo de escândalos que selou o destino de Lupi e nem mesmo as juras de amor a Dilma adiantaram. Depois de desafiar a Comissão de Ética, que na quarta-feira recomendou a dispensa, ganhar tempo e anunciar que faria uma "análise objetiva" do caso, Dilma chegou à conclusão de que não seria possível segurar o auxiliar até a reforma ministerial, prevista para ocorrer no fim de janeiro de 2012.

O secretário executivo do ministério, Paulo Roberto dos Santos Pinto, assumirá o comando da pasta, interinamente, até o início do ano que vem. Ele é filiado ao PDT, mas não tem a simpatia do partido. Dilma, porém, não quer que o PDT indique um novo ministro agora. Motivo: ela pretende fazer um rodízio na partilha dos cargos e tirar o Trabalho do controle pedetista, na reforma da equipe.

Lupi é o sexto ministro que cai sob denúncia de corrupção. Pesaram contra ele, ainda, acusações de repasse de dinheiro do ministério para abastecer o caixa do PDT e patrocinar ONGs de fachada. Até agora, dos nomes abatidos na Esplanada, apenas Nelson Jobim (Defesa) não integrou a lista da "faxina". Foi dispensado por ter dado declarações consideradas "inconvenientes" sobre o governo.

3 de dezembro de 2011

Palestra na Câmara de Porto Alegre aponta ingredientes do sucesso para a Juventude


Na tarde de ontem (02), ministrei palestra na Câmara Municipal de Porto Alegre, na Conferência Metropolitana do PSD (Partido Social Democrático). Foram aproximadamente 30 minutos, destacando os principais ingredientes de sucesso para realização de um Movimento Jovem forte e diferenciado. O Publicitário Sergio Trein também ministrou palestra, sobre Marketing e Publicidade Eleitoral.

O evento contou com a presença do Presidente Estadual do PSD, Deputado Federal Danrlei de Deus, o Presidente municipal do PSD, Vereador de Porto Alegre, Nelcir Tessaro, o Vereador Bernardino Vendruscolo, Vereador Tarciso Flecha Negra, membros da Juventude do PSD, dentre outras lideranças e autoridades.

Foto com a Juventude do PSD

Foto com os Presidentes Estadual e Municipal do PSD
Na foto (Nelcir Tessaro, Antônio Jesus Jr., Danrlei de Deus)

30 de novembro de 2011

DESEMPREGO NA ZONA DO EURO SOBE A MAIOR NÍVEL DESDE JUNHO DE 1998


ROMA - O número de pessoas sem trabalho na zona do euro atingiu seu nível mais alto em outubro, segundo dados oficiais. Cerca de 16,294 milhões de pessoas estavam desempregadas, o maior número desde que os dados para os 17 países que usam o euro começaram a ser contabilizados em janeiro de 1995.

A leitura equivale uma taxa de 10,3% da força de trabalho da zona do euro, o porcentual mais alto desde junho de 1998. Em setembro, a taxa ficou em 10,2%. Os economistas tinham previsto uma taxa de 10,2%.

Os dados da Agência de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) revelam os efeitos da crise da dívida da zona do euro, à medida que os governos elevam impostos e cortam gastos para reduzir seus déficits.

Itália

A taxa de desemprego da Itália, sazonalmente ajustada, aumentou 8,5% em outubro - seu nível mais alto desde maio de 2010, após subir 8,3% em setembro e 8,4% em outubro do ano passado, afirmou a Agência Nacional de Estatísticas (Istat).

O número de pessoas empregadas na Itália ficou estável em outubro, em comparação com o mês anterior. A taxa de emprego total ficou inalterada em 56,9% em outubro, ante setembro, e foi superior a taxa de 56,8% em outubro de 2010, segundo a agência.

O desemprego entre homens recuou 0,5% em outubro, em bases mensais, e 0,4%, na comparação com o mesmo período do ano passado. O desemprego entre as mulheres subiu 0,8% em outubro, ante setembro, e 1,2% em relação a outubro de 2010. O desemprego entre os jovens declinou 0,1 ponto porcentual, para 29,2% em outubro - o nível mais alto desde janeiro de 2004 quando a série começou a ser compilada -, de 29,3% em setembro.

Cerca de 22,91 milhões de italianos estavam empregados em outubro, número inalterado em relação ao mês anterior, reportou a Istat.

Alemanha

A taxa de desemprego ajustada sazonalmente da Alemanha caiu para 6,9% em novembro, de 7% no mês anterior, renovando a mínima em 20 anos registrada em setembro.

Os economistas ouvidos pela Dow Jones tinha previsto que a taxa de desemprego seria de 7%.

O número de desempregados recuou 20 mil, em termos sazonalmente ajustados em novembro, após aumentar 6 mil no mês anterior. O número de outubro foi revisado a partir da alta preliminar de 10 mil reportada no fim de outubro. Os economistas tinham previsto uma queda de 5 mil em novembro.

O número de desempregados total, sem ajustes a efeitos sazonais, recuou para 2,713 milhões em novembro, de 2,737 milhões em outubro. A leitura foi a menor para um mês de novembro desde 1991.

As informações são da Dow Jones.

28 de novembro de 2011

FOCUS PREVÊ QUEDA DO PIB EM 2012, DE 3,50% A 3,46%


As previsões para o crescimento da economia brasileira voltaram a piorar. Pesquisa semanal realizada pelo Banco Central junto aos analistas de mercado mostra que a mediana das expectativas para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012 - índice que mede o tamanho da economia - caiu de 3,50% para 3,46%, ante 3,50% de quatro semanas antes. Antes da retração desta semana, a estimativa seguia estável por três semanas.

Para 2011, os números seguiram a mesma trajetória e a expectativa de crescimento da economia caiu de 3,16% para 3,10%. Há um mês, o mercado previa alta para o PIB de 3,29% em 2011.

Em linha com a economia mais fraca, as projeções para o desempenho do setor industrial também pioraram. Para 2012, a expectativa de expansão do setor caiu de 3,50% para 3,46%. Há um mês, o mercado apostava em avanço industrial de 3,50% no próximo ano. Para 2011, os números são ainda piores: a aposta de crescimento foi reduzida de 1,37% para 1,33%, na quarta queda seguida. Quatro semanas antes, a estimativa estava em 2%.

Na pesquisa, analistas não alteraram a previsão para o comportamento do indicador que mede a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB. Para 2012, foi mantida a expectativa de que o dado deve ficar em 38% do PIB, número repetido há 23 semanas. Para 2011, a previsão manteve-se em 38,60%, ante 38,85% de um mês atrás.

Fonte: Estadão

26 de novembro de 2011

77% DOS CONGRESSISTAS IGNORAM E-MAILS DE ELEITORES

Extensa pesquisa feita pela agência digital Medialogue sobre como os senadores e os deputados federais se comportam na internet mostra que a maior parte do Congresso Nacional ainda vive num mundo analógico.

Foi realizado um teste: cada senador e cada deputado recebeu um e-mail com perguntas sobre como encontrar mais informações sobre o seu trabalho na internet, como gastos de gabinete, agenda oficial e outros endereços de contato.

Dos 81 senadores, apenas 11 (14% do total) se dispuseram a dar alguma satisfação. Dos 513 deputados, só 124 (24% do total) responderam. Ou seja: dos 594 políticos que compõem o Congresso Nacional, 77% ignoram mensagens de interessados em seu trabalho.


Entre os 135 que responderam aos e-mails, apenas 63 o fizeram no mesmo dia. Outros 53 responderam em menos de uma semana, e 19 demoraram uma semana ou mais.

Quando se trata de interagir com os eleitores via internet as coisas também não são muito positivas. Dos 459 congressistas que possuem sites em funcionamento (69 senadores e 390 deputados), apenas 152 permitem a publicação de comentários dos eleitores. Outros 307 optam por uma comunicação de via única: eles falam e escrevem e os internautas só podem ouvir ou ler –mas não opinar.

Mais notícias desalentadoras quando o assunto é transparência dos gastos de gabinete: 83% dos congressistas não dão essas informações em seus sites.

E blogs? Só 158 congressistas entraram na blogosfera e têm blogs. Outros 436 permanecem fora.

A Medialogue é responsável pelas pesquisas “Político 2.0 – 81 senadores” e “Político 2.0 – 513 deputados federais”. Esses são os estudos nos quais estão as informações apresentadas neste post. O responsável é o jornalista Alexandre Secco.

Exceções
Há, é claro, alguns congressistas que se destacam e são extremamente ativos no mundo virtual. O estudo da Medialogue tem uma tabela na qual atribui uma pontuação para cada político.

Entre os senadores, os 15 melhores colocados são os seguintes:


Entre os deputados, os seguintes:



Fonte: Uol

25 de novembro de 2011

PRESSIONADO POR DENÚNCIAS, MINISTRO DAS CIDADES CHORA EM EVENTO EM SALVADOR


Pressionado por denúncias de fraudes em sua pasta, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, do PP da Bahia, chorou, na manhã desta sexta-feira, 25, em Salvador, durante solenidade de anúncio da segunda etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida no Estado. Depois de receber mensagens de apoio nos discursos do presidente da Assembleia baiana, Marcelo Nilo (PDT), e do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Luiz Caetano (PT), Negromonte se emocionou ao cumprimentar o aliado em seu discurso.

"Quero dizer que você é um grande amigo", disse, antes de perder a voz. "Obrigado pela solidariedade. Fique certo que eu jamais irei decepcionar os amigos, o povo da Bahia ou meus familiares."

O ministro das Cidades disse ser vítima de "fogo amigo" dentro do governo e acusou a imprensa de ter preconceituosa com mulheres e nordestinos. "Identifico fogo amigo, claro que sim! Partidos da base aliada e o próprio PP nacional - não da Bahia - têm interesse no ministério", admitiu.

"As denúncias surgem porque o ministério é importante. A gente toma conta de diversos programas, como o Minha Casa, Minha Vida, de R$ 170 bilhões, o de saneamento básico, de R$ 50 bilhões, o de mobilidade urbana, de R$ 30 bilhões. E a gente contraria muitos interesses. Aqui e acolá tem meia dúzia de insatisfeitos na bancada, é normal."

Preconceito. O ministro participou, durante a manhã, de um evento no qual foi anunciada a construção de imóveis da segunda etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida. Deputado eleito pela Bahia, Negromonte também disse ser vítima de preconceito por ser nordestino - e acusou a "imprensa do sul".

"As denúncias vêm de parte da imprensa, insatisfeita com o governo federal, interessada em enfraquecer a presidente Dilma (Rousseff). É uma mulher e existe discriminação", especula. "Existe discriminação com o nordestino também. Fizeram uma ilação com a Festa do Bode (Negromonte é acusado de tráfico de influência para ajudar a financiar o evento). Se fosse a Festa da Uva ou da Maçã, certamente ninguém faria discriminação. Mas como é Festa do Bode, coisa de nordestino, e o ministro é nordestino, tome cacetada."

Fonte: Estadão

23 de novembro de 2011

VOCÊ VIU? LULA RASPA A BARBA E O CABELO


O Instituto Cidadania, entidade que sustenta as atividades políticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, divulgou foto dele sem cabelo e sem barba, apenas de bigode. Lula teve de raspar o cabelo e sua barba, marca registrada do petista, em função do tratamento contra o câncer.

Lula se antecipou a uma possível queda dos cabelos e dos pelos da face por conta da quimioterapia à qual está se submetendo.

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site